Domínio de Autonomia Curricular - DAC

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Ano Letivo 2019/2020

250 anos de Beethoven

No ano letivo de 2019/ 2020, o Conservatório de Música do Porto, em parceria com a Escola Superior de Educação – Porto e sob a orientação dos formadores Fernando Diogo e Inês Teixeira, participou numa ação de formação com o tema “FLEXIBILIDADE CURRICULAR: VANTAGENS E DESAFIOS”, na qual foi apresentada uma abordagem teórica relacionada com o currículo e a gestão curricular. Após apresentação e análise de alguns exemplos de Domínios de Autonomia Curricular (DAC), o grupo de formandos desta ação de formação foi convidado a desenhar um DAC a partir do tema aglutinador “250 anos de Beethoven”, a partir do qual se trabalhasse de forma multinível e multidisciplinar a vida e obra de um dos maiores compositores de sempre. Desta feita, e ainda que fosse já uma tradição no Conservatório a realização de projetos orientados pelos mesmos princípios educativos e pedagógicos, nasce, assim, o primeiro DAC, construído de acordo com os documentos legislativos em vigor.

Este DAC visou promover o trabalho colaborativo, envolvendo várias disciplinas e determinados conteúdos disciplinares, de diferentes níveis e ciclos, como forma de trabalhar as aprendizagens essenciais previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, à volta do tema central, delinearam-se diferentes estratégias para abordar os conteúdos, para avaliar os diferentes momentos e a apresentação de trabalhos finais, que se passa a elencar:

  • Exposições;
  • Audições de turma - com obras de Beethoven;
  • Concerto na Casa da Música;
  • Concertos Pedagógicos abertos a alunos com deficiência auditiva, com apresentação traduzida para linguagem gestual;
  • Notas ao programa e tradução de textos;
  • Gravação de concertos;
  • Concertos solidários para angariação de fundos, com vista à aquisição de aparelhos auditivos, destinados a alunos carenciados.

Infelizmente, devido às imposições da pandemia Covid-19 houve atividades que não se realizaram.

Disciplinas envolvidas: Análise e Técnicas de Composição, História da Cultura e das Artes, Instrumento, Classes de Conjunto, Formação Musical, Organologia, Acústica, IPTM, Físico-Química, Geografia, História, Filosofia, Alemão, Educação Visual, Educação Física e Cidadania e Desenvolvimento.

Ciclos envolvidos: 2.º e 3.º CEB e Secundário


Imagens do Image

 O grupo disciplinar de Percussão decidiu levar a cabo a organização de um concerto onde os alunos e professores interpretarão os vinte solos de marimba do livro Image, de Bart Quartier. Tendo em conta a relevância deste livro na literatura de Percussão, o grupo decidiu tornar este concerto num projeto abrangente e integrador, potenciando assim mais e melhores aprendizagens. Desta forma, pretende-se contribuir para a promoção de “uma escola inclusiva, promotora de melhores aprendizagens para todos os alunos e a operacionalização do perfil de competências que se pretende que os mesmos desenvolvam, para o exercício de uma cidadania ativa e informada ao longo da vida” (DL 55/2018).

Assim, lançaram-se os seguintes desafios:

- 1º Concurso de Ilustrações dos solos do livro Image, destinado a todos os alunos do 1º CEB do regime integrado e a todos os alunos de Percussão do 1º CEB do regime supletivo.

- 2º Concurso de Micronarrativas baseadas nos solos do livro Image, destinado aos alunos do 4º ano do 1º CEB, do regime integrado, e a todos os alunos do 2º e 3º CEB, do regime integrado.

Tendo em conta a forma e dimensão deste projeto, o grupo disciplinar tomou ainda a iniciativa de desenvolver um conjunto de ações que visam o aprofundamento do trabalho colaborativo dos docentes, criando condições organizacionais propicias ao desenvolvimento de dinâmicas de partilha e observação de aulas entre pares, promovendo, assim, boas práticas pedagógicas. Assim, e com o objetivo de melhorar as práticas educativas, as taxas de sucesso e a qualidade do sucesso, o grupo propõe-se:

- Assistir a aulas de preparação dos solos do Image;

- Trocar de alunos, potenciando uma abordagem mais abrangente do(s) solo(s);

- Discutir e refletir sobre as práticas pedagógicas e o seu impacto nos alunos.

   Ainda que o concerto final não se tenha realizado em virtude da pandemia Covid-19, este projeto deu origem a um artigo cientifico no qual se explanou a importância do “Poder do método do ensino combinado” (https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.10089)

Disciplinas envolvidas: Português, Ed. Visual, Cidadania e Instrumento - Percussão.

Ciclos envolvidos: todos os ciclos envolvidos.

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Ano Letivo 2020/2021

Em atualização

 


Ano Letivo 2021/2022

Em atualização

 


Ano Letivo 2022/2023

Em atualização

 


 

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