Ano Letivo 2022/2023
Ano Letivo 2022/2023
Tema: PAZ.COM
O Amor como ponte para a Paz
Este projeto consistiu na organização de concerto temático de intercâmbio entre alunos do Conservatório de Música do Porto e do Conservatório de Música de Coimbra.
O Conservatório do Porto, adotou como tema anual e transversal para o corrente ano letivo PAZ.COM. Foi por isso proposto que as obras a apresentar pelos alunos abordassem o referido tema, adotando como subtema, O AMOR COMO PONTE PARA A PAZ. Contamos com a colaboração indispensável dos colegas pianistas acompanhadores, das professoras de Línguas de Repertório, das professoras responsáveis pela disciplina de Cidadania e pelo PROJETO UBUMTU na exploração do tema e das propostas de reflexão aplicadas ao quotidiano, assumindo a importância do amor ao próximo e do respeito pelo outro na promoção da paz.
Disciplinas envolvidas: Canto, Línguas de Repertório Cidadania e Projeto UBUNTU
Ciclos / Anos envolvidos: alunos do curso Básico e Secundário de Canto do regime integrado e supletivo, nas disciplinas de Prática Vocal e Canto, bem como alunos participantes do Projeto Ubumtu/Área Cidadania.
Vibrações Nórdicas
Este projeto visou divulgar repertórios menos conhecidos, do norte da Europa, e estimular o intercâmbio, colaboração e articulação curricular entre diversas áreas disciplinares. O reportório a trabalhar foi a música de qualquer época/estilo dos países nórdicos, tendo como objetivo final a organização de um concerto comentado e acompanhado de uma apresentação audiovisual sobre as obras abordadas.
Disciplinas envolvidas: Piano, Canto, Violino, Classe de Conjunto, História da Cultura e das Artes, Educação Visual e Português.
Ciclos / Anos envolvidos: todos os ciclos e regimes do ensino.
PAZ.COM TODOS - Aprendizagens Essenciais ao Serviço da Educação para a Paz
“A educação para a paz é o processo de promoção de conhecimentos, competências, atitudes e valores necessários para criar mudanças no comportamento, que permitam às crianças, aos jovens e às pessoas adultas prevenir conflitos e violência, tanto explícitos como estruturais, resolver os conflitos de forma pacífica e criar as condições propícias à paz, seja a nível interpessoal, intergrupal, nacional ou internacional.”
Baseados na definição da UNICEF transcrita, os proponentes apostaram na articulação curricular interdisciplinar no sentido da promoção de aprendizagens essenciais – conhecimentos, capacidades e atitudes – que a par do desenvolvimento curricular possam promover a compreensão e o entendimento entre os povos, numa perspetiva de Educação para a Paz.
As disciplinas de Língua Estrangeira II – Alemão, Geografia e Cidadania pretenderam, nesta medida, capacitar os alunos dos 7ºs anos de conhecimentos do âmbito linguístico, geográfico e social acerca dos países de expressão alemã e respetiva cultura, com destaque para a cultura musical, em função do contexto de escola artística em que os alunos se encontram, contexto este que favoreceu a integração da disciplina de Classe de Conjunto – Coro – no presente DAC que contribuirá para a organização de um momento musical evocativo da Paz.
Disciplinas envolvidas: Língua Estrangeira II – Alemão, Geografia, Cidadania e Classe de Conjunto (Coro)
Ciclos / Anos envolvidos: Turmas do 7º ano (A, B e C)