Guilherme Alexandre Marques Correia (Coordenador)

Guilherme Alexandre Marques Correia

CARGOS DE GESTÃO:
Coordenador do Departamento Curricular dos Instrumentos de Cordas

Violino

Iniciou os seus estudos de Violino aos 6 anos na Academia de Música de Paços de Brandão na classe de Carlos Fontes, prosseguindo o curso complementar na Academia de Música de Santa Maria da Feira na classe de Nancy Frederick. Concluiu a Licenciatura na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco na classe de Augusto Trindade.

Frequentou Masterclasses de aperfeiçoamento violinístico com Vladimir Ovcharek, Daniel Stabrawa, Christian Stadelmann, Laurentius Dinca, Shmuel Ashkenazi, Daniel Rowland e Sofia Woycicka. No campo da pedagogia frequentou Workshops de Método Suzuki com Rui Fernandes e Betty Haag-Kunkhe.

Participou em vários Festivais Internacionais de Música como o Festival de Música das Terras de Santa Maria, Festival Internacional de Leiria, Festival Internacional da Póvoa de Varzim, Festival Internacional de Música de Gaia, Oficina Musical de Curitiba, Primavera Musical de Castelo Branco, Festival Internacional de Música de Verão de Paços de Brandão, Festival das Artes de Coimbra, Cistermúsica, e atuou em salas de grande nomeada em Portugal, França, Itália, Espanha e Brasil.

Colaborou com diversas formações orquestrais como a Orquestra de Jovens do Concelho de Santa Maria da Feira, Orquestra Portuguesa das Escolas de Música, Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, Orquestra da Federação Académica do Porto, Orquestra Sinfonietta da ESMAE, Orquestra Sinfónica da ESART, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra do Algarve, ESART Ensemble, Orquestra Sine Nomine, Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob a direção de maestros como Leonardo de Barros, Tugan Sokhiev, Virgílio Caseiro, Rui Massena, Pedro Carneiro, Ivo Cruz, Luís Carvalho, Osvaldo Ferreira, Cesário Costa, Joana Carneiro, Marc Tardue, Martin André, Omri Hadari, Ernest Schelle, António Saiote e António Vitorino d’Almeida. Com estas formações efetuou gravações para as editoras Numérica, Universidade de Aveiro e em direto para a RTP, SIC e rádio Antena 2.

Orientou Masterclasses de aperfeiçoamento violinístico na Academia de Música e Dança do Fundão, na Academia de Música de Paços de Brandão, na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, na Escola de Música da Póvoa de Varzim e no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian.

Foi júri do Concurso Regional D’Arcos e do Concurso Nacional de Violino Cidade do Porto.
É docente no Conservatório de Música do Porto desde 2011. A sua classe conta com alunos premiados em competições nacionais e internacionais.