ECO-ESCOLA

Eco-Trilho “À Descoberta do Porto”


 O Dia da Terra no Conservatório de Música do Porto

 

Comemoração do dia da Terra


 

O  Dia da Terra no Conservatório de Música do Porto

Os jardins do Conservatório de Música do Porto – CMP - e do Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas foram palco da celebração do Dia da Terra, dirigida às crianças e jovens, pais e professores de ambos os estabelecimentos de ensino, no passado dia 29 de abril. O Dia da Terra comemora-se a 22 de abril, mas devido à chuva, a atividade realizou-se uma semana depois. Durante a manhã, as crianças das quatro turmas do 1º ciclo e de duas do 2º Ciclo do Conservatório bem como os alunos de uma turma do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Freitas, tornaram-se jardineiros e plantadores de árvores nativas num espaço comum a ambas as escolas.

A representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Conservatório de Música do Porto - APEECMP - e a Coordenadora do projeto Eco-Escolas do CMP deram as boas-vindas a todos e logo de seguida, os plantadores, guiados pelas professoras e devidamente munidos das orientações do CRE. Porto, relembraram a importância que as árvores têm para o planeta e para o bem-estar de todos. Foram também apresentadas as espécies a plantar, a saber, duas aveleiras (Corylus avellana), duas zelhas (Acer monspessulanum) e três medronheiros (Arbutus unedo) e os respetivos passaportes para que todos partilhassem a responsabilidade de cuidar do seu jardim! Cada turma ficou responsável por uma árvore, dando-lhe inclusive um nome!

Em paralelo e para memória futura, os alunos do 1º ciclo enterraram, junto de um medronheiro no meio do jardim, uma cápsula do tempo contendo mensagens de esperança face aos tempos em que vivemos. A APEECMP, juntamente com a Coordenadora do 1º Ciclo e respetivas professoras, aproveitou a ocasião para promover a recolha seletiva do lixo há muito enterrado no solo e a separação do lixo em contexto de sala de aula e nos espaços escolares para que todos contribuam ativamente para o equilíbrio do Planeta.

As crianças também ficaram a saber as melhores épocas para a plantação das espécies e como as proteger para que o ciclo de vida das árvores que plantaram seja longo e saudável! Para terminar a atividade, a APEECMP e o CMP construíram uma cerca protetora à volta de cada árvore para que possam crescer em segurança. Posteriormente serão feitas placas identificadoras para cada espécie para que todos continuem a cuidar e a acompanhar o seu crescimento.

Esta ação, desenvolvida no âmbito do plano de atividades da APEECMP e do programa Eco-Escolas do CMP contou com a colaboração da Divisão de Gestão Ambiental da Câmara Municipal do Porto, do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto  e do CRE.Porto . As árvores (todas nativas) são provenientes do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.


 A Biodiversidade

A importância da biodiversidade vegetal para o ser humano.
A biodiversidade vegetal que se encontra em habitats que rodeiam a escola.

 

 

 

 

 

 

 

CONTACTE-NOS

Praça Pedro Nunes
4050-466 Porto
Portugal

  • dummy (+351) 222 073 250

  • dummy(+351) 222 073 251

Newsletter

Insira o seu email e receba as nossas informações