Ano Letivo 2020/2021
Ano Letivo 2020/2021
Tema: O bem-estar animal
Comemoração dos 150 anos de Camile Saint-Saint - Carnaval dos Animais
A apresentação do Concerto do Carnaval dos Animais por parte da Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, surgiu para comemorar o centenário da morte do compositor, organista, maestro e pianista francês Charles Camille Saint-Saëns (1835-1921).
Associado a este Concerto, onde os animais são as figuras principais, desenvolveu-se um projeto multidisciplinar, que envolveu alunos de todos os ciclos da escola, tendo como principal objetivo sensibilizar para a proteção dos animais e da natureza.
Com a articulação de diferentes áreas disciplinares, as Expressões do 1.º Ciclo, Português, Educação Visual, Cidadania e Teatro, lançaram-se vários desafios aos alunos: aos do 1.º Ciclo foi-lhes pedido que criassem as ilustrações dos animais; aos do 2.º e 3.º CEB coube-lhes a tarefa de escrever os textos que serão narrados durante o concerto pelos alunos da classe de canto do nível secundário; aos do clube de teatro foi-lhes confiada a missão de preparar uma coreografia que desse vida à mensagem que gostariam de deixar ao público, convidando-o, assim, a participar neste desfile onde os animais foram sempre os companheiros de aprendizagem.
Inicialmente este projeto multidisciplinar foi apresentado na Casa da Música do Porto, no dia 8 de junho e posteriormente, no dia 19 de junho, apresentado no Auditório do Conservatório de Música do Porto, gravado e transmitido em streaming, para concorrer ao Prémio Gandhi.
O Carnaval dos Animais, com o subtítulo “Grande Fantasia Zoológica”, é uma obra para dois pianos e orquestra (ou ensemble de 11 instrumentistas) do compositor francês Camille Saint-Saëns. Foi composta em fevereiro de 1886, quando o compositor passava férias numa pequena aldeia na Áustria, após ter chegado de uma tournée sem muito sucesso na Alemanha, e estreada no dia 9 de março desse ano, tendo como solistas o próprio compositor e o pianista Louis Diémer. Longe de ser uma inocente peça musical, o compositor tinha por objetivo fazer uma crítica ao cenário musical parisiense no fim do século XIX.
O compositor não permitiu que a obra fosse publicada enquanto fosse vivo, pois temia que ela arruinasse a sua reputação de "compositor sério". Cheia de referências a outros compositores, a obra foi publicada apenas após a sua morte (com exceção do andamento O Cisne, que por ter caráter mais sério foi publicado ainda em vida).
Este projeto venceu o Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania, na sua primeira edição.
Disciplinas envolvidas: Classes de Conjunto, Português, Ed. Visual, Cidadania e Teatro.
Ciclos / Anos envolvidos: todos os ciclos envolvidos.
Concerto no Auditório do Conservatório de Música do Porto
Reportagem entrega dos prémios