João Duarte Gouveia Durão Machado

Guitarra

Iniciou os seus estudos guitarrísticos com a professora Cristina Bacelar. Em 1992, ingressou no Curso de Música Silva Monteiro, onde passou a integrar a classe de Guitarra do Professor Artur Caldeira. Dois anos mais tarde, passou a frequentar o Conservatório de Música do Porto, tendo aí concluido, em 1997, o Curso Complementar de Guitarra, ainda sob a orientação do mesmo professor. Em 1999, fundou, com os guitarristas Pedro Barros e João Campos, o grupo Trissonância, com o qual realizou dezenas de concertos por todo o país. Entre 1993 e 1999, estudou ainda, a título particular, com o  Professor José Pina. Em 2000, foi admitido na Licenciatura em Ensino de Música (variante de Guitarra) da Universidade de Aveiro, onde trabalhou sob a orientação dos professores Josef Zsapka e Paulo Vaz de Carvalho. Em 2005, concluiu essa mesma licenciatura com a média final de dezassete valores. É detentor de um segundo prémio ex-aequo no Concurso Interno de Interpretação do Conservatório de Música do Porto e de um segundo prémio no Concurso Legato de Guitarra Clássica; em 2003, a Universidade de Aveiro atribuiu-lhe uma bolsa de mérito. Em 2001, participou como solista no Festival Internacional de Electroacústica Música Viva, com a estreia absoluta de uma peça da compositora Ana Moura. Em 2005, estreou as Duas Canções Populares Transmontanas, de Fernando  Lapa. Em Dezembro de 2007, foi solista convidado da Orquestra Clássica do Centro para a estreia nacional de Retrats Catalans, de Leo Brouwer. Desde a fundação do Trissonância, realizou também vários arranjos e transcrições para trio de guitarras. Foi co-organizador da nona e da décima edições do Encontro Nacional de Guitarras, ocorridas em Braga (2011) e em Vila Nova de Famalicão (2012), respectivamente. Entre Julho de 2000 e Abril de 2005, colaborou estreitamente com o Serviço Educativo da Casa da Música, nomeadamente em iniciativas ligadas à formação de públicos durante o Porto 2001, Capital Europeia da Cultura, no projecto “Improvisação na Sala de Aula”, orientado por Richard Frostick, e na preparação do concerto de ante-estreia da Casa da Música do Porto. Entre 1998 e 2004, foi professor e colaborador do Bando dos Gambozinos, grupo com o qual participou em vários espectáculos ao vivo e na gravação de dois trabalhos discográficos. Entre 2005 e 2012, foi professor do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, onde promoveu a participação de numerosos alunos em muitos concursos de interpretação, tendo os mesmos sido distinguidos, na maioria das vezes, com variados prémios. Em 2012, passou a leccionar no Conservatório de Música do Porto, tendo passado, em 2013, à categoria de quadro de nomeação definitiva, na sequência da prestação de provas práticas.