Tiago Emanuel Cassola Marques

Guitarra clássica

Formado no Conservatório de Música de Aveiro, na Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa e diplomado pelo Conservatório Superior de Música de Salamanca com altas classificações, tendo frequentado também o Conservatório Morlacchi de Perugia, em Itália. Obteve o grau de mestre em ensino da música pela Universidade de Aveiro, sob orientação de Paulo Vaz de Carvalho, com a tese “Leo Brouwer – contributos para a pedagogia guitarrística”. Foi aluno dos professores Miguel Lélis, Carlos Abreu, Paulo Amorim, Dejan Ivanovic, Hugo Geller e Leonardo de Angelis, e frequentou masterclasses com Roberto Aussel, Ricardo Gallén, Álex Garrobè, Joaquín Clerch, Fábio Zanon e Leo Brouwer.

Foi solista por diversas vezes com a Orquestra de Cordas do Conservatório Nacional de Lisboa, com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e com a Banda de Famalicão, sob a direção de Fernando Marinho. Acompanhou os sopranos Susana Gaspar, Maria Eugenia Boix e Ana Barros. Com o músico Eduardo Baltar fundou em 2008 o Baltar Cassola Guitar Duo, com o qual se apresentou em numerosos palcos nacionais e internacionais. Estreou obras dos compositores Fernando C. Lapa, Nuno Peixoto de Pinho, Eugénio Amorim, José Peixoto e Luís Carvalho.

Gravou parte da banda sonora da premiada curta-metragem “Antes que a Noite Venha – Fala de Antígona”, música e filme de Joaquim Pavão. Gravou ainda com o soprano Mónica Pais e com a Banda de Famalicão, e obteve com esta o 1º Prémio no II Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga.
Dos festivais onde atuou destacam-se o “XXIV Festival de Guitarra de Ponferrada” (Espanha), “MUSA - Assisi Music Festival 2015” (Italia), “Musica Svelata nei Giardini della Filarmonica Romana 2015” (Roma), “Fest’Latino 2012” (Paris), e concertos em muitas outras cidades francesas como Lille, Bordeaux, Aix-en-Provence, Poitiers e Nice, o “Festival de Primavera” (Salamanca), “Festival Internacional de Música de Medinaceli 2008” (Espanha), “Festivais de Outono” (Aveiro), “Festival em Rotação” (Caminha), “Ciclo de Música Antiga no Douro” e “Ciclo Seis Cordas | Seis Momentos” (Santo Tirso).

Em 2017 foi convidado a integrar a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, efetuando desde então mais de três dezenas de concertos, com destaque para os concertos na Casa da Música em 2017 e 2019, as digressões em Segóvia e Valladolid em 2018, e a tournée em 2019 com concertos na Alemanha, França, Luxemburgo, Holanda e Bélgica. É presidente da OPGBAC - Associação Cultural de Plectro.

É regularmente convidado a efetuar masterclasses em Portugal e em Itália, e como membro de júri em Festivais Internacionais de Guitarra de Amarante, Guimarães e Cidade de Gaia.

É professor de guitarra e das orquestras de cordas dedilhadas do 2º e 3º ciclo no Conservatório de Música do Porto desde 2010.

Fotografia por Joana Pereira