Paulo José Monteiro Carvalho Peres

Guitarra

Paulo Peres Natural de Barcelos, é Licenciado em Guitarra pela ESMAE do Porto, na classe de José Pina.
Participou em diversas Master Classes, trabalhando com Alberto Ponce, David Russel, Manuel Barrueco, Roberto Aussel, Eduardo Isaac e Léo Brouwer.
Obteve, em 1988, o 1º Prémio de Guitarra dos Concursos Nacionais da Juventude Musical Portuguesa, na classe de nível superior, e em 1994 uma Menção Honrosa no Prémio Helena Costa.
Na sua atividade a solo, tem prestado especial atenção à música do século XX. No âmbito da música de câmara, tocou com o flautista Luís Meireles. Tem ainda desenvolvido um trabalho a duo com a guitarrista Maria Paula Marques, nomeadamente num projeto de peças originais para duas guitarras de compositores portugueses que lhes foram dedicadas. Mais recentemente integra o projeto 5G5C “Portugal Guitar Quintet”.
Apresentou-se a solo e em diversas formações na Fundação de Serralves, Teatro Rivoli, Casa das Artes do Porto, Festival de Música do Palácio da Bolsa, Festival Internacional dos Encontros de Guitarra do Porto, Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, Teatro do Campo Alegre, Fundação Eng.º António de Almeida, Museu Alberto Sampaio em Guimarães, Teatro Municipal de Serpa, Festival Internacional de Música Logomúsica, Teatro S. Luís, em Lisboa, Concurso de Guitarra de São João da Madeira, Casa da Música do Porto, Festival Internacional de Guitarra de Hallien (Áustria), II Festival de Guitarra de Braga, Guitarrismos VI, Festival de Música Cidade de Almada,  Festival Chitarristico Internazionale “A. Montovani” em Follonica (Itália), Centro de Artes de Águeda e integrado nos concertos da Antena 2, Museu Nacional de Arte Antiga e 11º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu. Gravou ainda para a RTP e para a rádio (Antena 2).
Tem sido convidado a orientar Master Classes bem como a participar como jurado em variados concursos de guitarra.
Presentemente, a partir do desafio lançado a diversos compositores portugueses para escreverem para guitarra numa perspectiva didática e pedagógica, desenvolve um projeto de edição e publicação de peças portuguesas originais para guitarra.
É, desde 1990, docente do Conservatório de Música do Porto.