Anabela Soares de Araújo

Saxofone

Anabela Araújo iniciou os estudos musicais na Banda Musical e Cultural da Vila de Rio de Moinhos, prosseguindo os seus estudos oficiais na Academia de Música de Castelo de Paiva. Em 2000 e durante 4 anos consecutivos foi premiada, tendo obtido três 1.º Prémios e um 2.º Prémio no concurso “Olimpíadas Musicais” desta escola.

Num primeiro ingresso no ensino superior licenciou-se em Educação (ESEP), paralelamente aos seus estudos musicais. Posteriormente ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor José Massarrão, onde obteve o seu segundo grau de licenciada, agora em Execução (Saxofone) assim como o grau de Mestre em Ensino da Música (Saxofone).

Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Mario Marzi, Henk Van Twillert, António Felipe Belijar, Jerôme Laran, Fernando Ramos, entre outros, assim como trabalhou com formadores de cariz pedagógico de nível internacional: Jesus Olivetti, Susan Hallam, Franck Liebsher, Paul Griffits, Susan Simnán, Jos Wuytack e Mark Mekelburg. Frequenta regularmente formações creditadas e pertinentes para a sua docência, destacando-se o Erasmus KA1 (Escola Superior de Música da Catalunya).

Tem colaborado com algumas orquestras: Orquestra Sinfónica portuguesa, Orquestra do Algarve (Orquestra clássica do Sul), Orquestra Sinfonietta, Orquestra de sopros do Conservatório Nacional (solo), tendo tido a oportunidade de trabalhar com os maestros Domenico Longo, Timothy Brook, Cesário Costa, Jesus Olivetti, Lawrence Marks, Alberto Roque, Luís Carvalho, Délio Gonçalves, Paulo Martins e Manuel Bonachera. Também colabora com outras formações e géneros musicais, nomeadamente no duo de Anabela Araújo e Liliana Aparício (Saxofone e Acordeão), na orquestra residente do grupo Sol Verde (Espinho) e na Banda Musical de onde é natural.

Nos vários anos de docência na zona metropolitana de Lisboa, destaca-se o projeto especial Orquestra Geração e a Escola de Música do Conservatório Nacional.

Atualmente exerce funções no Conservatório de Música do Porto e na Escola de Música de Perosinho, onde tem cooperado e sido parte integrante no desenvolvimento e crescimento da classe de saxofone.