Luís Gonzaga Pitta Villas Boas Meireles

Flauta Transversal

Flautista portuense, nascido em 1958, começou os seus estudos musicais no Conservatório do Porto, (1975), prosseguindo-os em Madrid, Bruxelas (1979-80) e em Paris (1981-89), com os prestigiados professores Christian Cheret, Vicens Prats e Jean Ferrandis.
Obteve os seus diplomas superiores de Execução, Pedagogia e Música de Câmara na École Normale de Musique de Paris. Foi ouvido em masterclass e em privado por muitos flautistas de classe topo mundial, particularmente da escola francesa, ao longo da sua vida.
A sua carreira levou-o a 28 países, em vários continentes, com mais de 400 concertos, em importantes salas e festivais, sobretudo com a sua mulher, a pianista Maria José Souza Guedes.
Colaborou regularmente com outros parceiros de reconhecido mérito, (sobretudo flautistas, pianistas e instrumentistas de cordas) e como solista de várias orquestras, como as Orquestras Sinfónicas de Szczecin, da Macedónia, do Porto, Nacional do Cazaquistão, Orquestra de Câmara da Silésia, Clássica de Bratislava, Camerata do Porto, Orquestra do Norte, etc.
Estreou numerosas peças, muitas a si dedicadas por reconhecidos compositores portugueses como Filipe Pires, Fernando Corrêa de Oliveira, Cândido Lima, Fernando Lapa, António Pinho Vargas, Eurico Carrapatoso, João-Heytor Rigaud, Fernando Valente e Sérgio Azevedo, entre outros.
Gravou 7 Cds, quatro com a sua mulher (que incluem compositores de diversas épocas e obras primas do reportório), dois de música portuguesa, (um a solo e outro com o pianista Eduardo Resende) e um outro, preenchido com trios de Haydn (com o seu filho, o violinista Pedro Meireles e o violoncelista Ken Ichinose). Estes Cds obtiveram excelentes críticas na imprensa nacional e em vária revistas da especialidade, em Espanha, França, Reino Unido e Alemanha.
Mantém uma presença activa nas plataformas digitais e redes sociais com largas dezenas de vídeos de concertos e outras gravações publicadas no youtube, facebook, etc.
É Professor de Flauta e Música de Câmara do Conservatório de Música do Porto desde 1991. Muitos dos seus alunos e ex alunos foram premiados e seguiram as suas carreiras, tocando em orquestras e/ou lecionando em Conservatórios e Academias por todo o país.
Dirigiu masterclasses em prestigiadas instituições como o Academic College do Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, Academia de Debrecen (Hungria), Academia Nacional do Cazaquistão, Escola Superior de Música de Lisboa, Conservatórios Darius Milhaud (Paris), Kielce (Polónia), Sassari (Sardenha) e Funchal, Curso Silva Monteiro (Porto), Curso de Verâo - Vertiskos (Grécia), InterFest Bitola (Macedónia) e Cursos Internacionais do Porto e de Guimarães.
Foi membro de jury de concursos como o “ Shabit 2005”, em Astana, Casakistão.
Mais recentemente envolveu-se numa missão associativa, tendo patrocinado e organizado entre 2013 e 2016 quatro grandes Encontros internacionais de flautistas, envolvendo muitas dezenas de flautistas portugueses e destacados artistas estrangeiros. Foi o mentor e o primeiro presidente da Associação de Flautistas de Portugal.
Paralelamente dedica-se ao estudo aprofundado das flautas graves - alto, baixo e contrabaixo - e à direção de orquestra, bem como à escrita musical, produzindo adaptações e orquestrações para o seu Ensemble de Flautas, que foram muito bem acolhidas e estão a ser publicadas pela editora valenciana Sonata Ediciones.
Toca em flautas manufaturadas para si pelos conceituados construtores Anton Braun e Eva Kingma.

j