António Manuel Fontes de Oliveira (Coordenador)

António Manuel Fontes de Oliveira

CARGOS DE GESTÃO:
Coordenador do Departamento Curricular dos Instrumentos de Teclas

Piano

António Oliveira obteve o bacharelato na classe da Prof. Sofia Lourenço na ESMAE. Estudou em Berlim com o Prof. Lazslo Simon. Na The Hartt School, University of Hartford, EUA, obteve o diploma “Master of Music” na classe do Prof. Luiz de Moura Castro. Complementou os seus estudos com Helena Sá e Costa, Pedro Burmester, Mikail Pethukov, Carla Giudici e Emanuel Ax. Recebeu uma Menção Honrosa no Concurso Maria Campina e foi finalista do Concurso “Emerson String Quartet Competition”.

Regressado a Portugal, ingressa através de provas públicas no Conservatório de Música do Porto onde é professor de piano. Foi pianista do Estúdio de Ópera da Casa da Música do Porto.

Tem realizado recitais a solo e de música de câmara em algumas das salas mais importantes do país e no estrangeiro e gravou para a RTP e RDP Antena2.

Com o clarinetista António Rosa gravou dois CD’s de Música Portuguesa do Séc.XXI. Este duo, Projecto XXI, recebeu o prémio para melhor grupo de música de Câmara do Festival Musiquem Lleida 2007. É membro fundador do PORTriO com o clarinetista Filipe Pereira e o violetista Hugo Diogo, tendo editado o seu primeiro CD em outubro de 2013.

Foi jurado de vários concursos de piano e de música de câmara e é convidado com regularidade para orientar Masterclasses de piano.

Em Julho de 2016, lançou “Chopin & Liszt”, o seu primeiro registo a solo.
2018 assinalou o lançamento do seu 2º CD “Ravel & Janacék”.

Fez a estreia mundial do 1º Concerto para Piano e Orquestra do compositor Telmo Marques.
Gravou para a RTP o 2º Concerto para piano e orquestra de S. Rachmaninoff como convidado do programa “Música Maestro” apresentado pelo maestro Rui Massena.

Apresentou-se a solo com a Orquestra Clássica da Madeira, com a Orquestra do Norte, com a Orquestra Sinfónica da ESART e com a Fundação Orquestra Estúdio sob a direção dos Maestros Rui Massena, Sandor Gyudi e Miguel Graça Moura.

É doutorando da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto tendo como orientadores Patrícia Oliveira-Silva, Luísa Mota Ribeiro e Gary McPherson, e membro do HNL (Human Neurobehavioral Laboratory) da Universidade Católica.

Foi assessor de programação de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

Links Pessoais