Vitor Manuel Luis Nogueira Monteiro

Acordeão

Vitor Monteiro é natural do Porto e iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos na escola de música dos S.T.C.P. Em 2004 concluiu o curso complementar de clarinete no Conservatório de Música de Aveiro e em 2008 o curso complementar de Acordeão no Conservatório de Música de Viseu nas classes dos professores Nelson Aguiar e Abel Moura, respetivamente. Em 2010 concluiu a licenciatura em Música, variante acordeão, na Universidade de Aveiro e em 2013 o Mestrado em ensino de Acordeão na mesma Universidade. Frequentou diversos cursos e Masterclasses de aperfeiçoamento musical.
Como músico, participou em inúmeros concertos a solo, em música de câmara e com prestigiadas orquestras.
Como professor, foi convidado e precursor na abertura do curso de Acordeão em diversas Academias e Conservatórios de Música do Norte do país. Os seus alunos, tem obtido diversos prémios em concursos nacionais de acordeão e ingressado no ensino superior. Orientou diversas Masterclasses de Acordeão e tem sido convidado para júri de diversos concursos de acordeão, entre os quais, o prestigiado Concurso Nacional e Internacional de Acordeão em Alcobaça. Organiza e dinamiza várias atividades pedagógicas e desde 2016 é o produtor e responsável artístico do Festival de Acordeão do Porto. É fundador e responsável pela Orquestra de Acordeões “Per fisarmonica” da Escola de Música de Perosinho. Atualmente é professor de Acordeão no Conservatório de Música do Porto, Escola de Música de Perosinho (V.N.Gaia) e na Escola de Música e Artes do Amial (Porto).