João Alberto Lima Queirós

Acompanhador

NOTAS BIOGRÁFICAS

Natural do Porto.
Obteve o diploma do curso superior de piano no Conservatório de Musica do Porto, na classe do professor Jaime Mota.
Participou em Masterclasses de Piano e Acompanhamento com os professores Jaime Mota, Nicole Henriot, Jaroslaw Drzewiecki, Paul von Schillawsky e Charles Spencer.
Tem desenvolvido intensa atividade como acompanhador de música vocal e instrumental, participando regularmente, como pianista acompanhador, em cursos e concursos nacionais e internacionais, tais como o Prémio Jovens Músicos, Concurso Nacional de Canto Luísa Todi, Concurso Internacional de Canto Tomás Alcaide, Concurso Internacional de Canto Julian Gayarre de Pamplona e os cursos integrados no Festival Internacional de Musica da Póvoa do Varzim. Foi acompanhador de cursos de música das cantoras Ileana Cotrubas e Gundula Janovitz e do flautista Michel Debost.
Participou no XIX e XXI Festival Internacional de Música da Póvoa do Varzim e no II e VI Festival Internacional de Música de Gaia.
Como Pianista Correpetidor colaborou nas seguintes óperas: “ Bastien et Bastienne” e “Cosi Fan Tutte” de Mozart, “Médium” de Menotti, “La Traviata” e “Nabucco” de Verdi, “O Boticário” de Haydn, “Tosca” de Puccini, “O que diz sim” de Kurt Weill, “O Matrimónio Secreto” de Cimarosa, “ Os Zoocratas” de Filipe Pires, “Serva Padrona” de Pergolesi, “Maria de Buenos Aires” de Astor Piazzola e “Madamas do Bolhão” de Offenbah- Eurico Carrapatoso.
Tocou com a Orquestra de Câmara Musicare, Orquestra Académica do Porto, Orquestra do Norte, Orquestra Artave e Orquestra da Escola Profissional de Viana do Castelo.
Apresenta-se regularmente em várias cidades do país e do estrangeiro, destacando-se mais recentemente os concertos com a soprano Sílvia Mateus, em Girona (Espanha) e com o baixo João Fernandes no Palácio da Bolsa (Porto).
Gravou para a Antena 2, RTP1, RTP2 e TVI.
Foi Pianista do Circulo Portuense de Opera entre 1992 e 1994.
É colaborador do Coro Madrigália desde a sua fundação em 1994, tendo participado nas digressões a várias cidades brasileiras, efetuadas por este coro em agosto de 1998 e 2000.
Integra a Orquestra Salão Jardim Passos Manuel do Coliseu do Porto desde 2003.
Tem colaborado, como pianista acompanhador, com a AFLAUP.
É professor acompanhador no Conservatório de Música do Porto, onde juntamente com a Professora Isabel Mallaguerra criou o Estudio de ópera desse Conservatório.

Email institucional

CONTACTE-NOS

Praça Pedro Nunes
4050-466 Porto