ORNAMENTAÇÃO - Descrita por C. P. E. BACH & PROBESTÜCKE

9 | dez | 2019 | 19h

Auditório do Conservatório de Música do Porto
Entrada Livre Limitada à Lotação do Auditório

C. P. E. Bach (1714-1789) além de um vasto repertório musical escreveu o Versuch über die wahre Art das Clavier zu spielen (Ensaio sobre a verdadeira arte de tocar instrumentos de tecla).

A primeira parte foi publicada em 1753 com os Probestücke (seis sonatas para instrumento de tecla) em anexo e a segunda parte em 1762. Entre as várias questões abordadas no seu trabalho teórico, como a dedilhação ou questões de performance, C. P. E. Bach escreveu sobre ornamentação, com especial atenção aos ornamentos indicados por sinais convencionais. No livro que será brevemente apresentado, com o título: Ornamentação descrita por C. P. E. Bach, são discutidos os ornamentos descritos no Versuch de uma forma sintética, esperando desta forma contribuir para um mais fácil entendimento das soluções possíveis para um dado sinal de ornamentação nas obras de C. P. E. Bach assim como em obras de outros compositores e para promover a interpretação de obras anteriores ao Versuch. O CD, com a duração aproximada de 60 minutos, inclui a integral das seis sonatas da coleção Probestück (dezoito andamentos) interpretadas em clavicórdio por Isabel Calado.

CONTACTE-NOS

Praça Pedro Nunes - 4050-466 Porto

• dummy (+351) 222 073 250

• dummy(+351) 222 073 251