Ricardo Filipe Pinto de Oliveira

Guitarra Portuguesa

Nasceu em Baião. Iniciou os seus estudos em Guitarra Portuguesa aos 17 anos no Conservatório de Música de Coimbra. Licenciado em Música – Guitarra Clássica pelo Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu – Instituto Piaget (2013). Mestre em Ensino de Música em Guitarra Portuguesa pelo Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu – Instituto Piaget (2015), tendo sido o primeiro em Portugal a obter esta profissionalização e Mestre em Ensino de Música em Guitarra Clássica pelo Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu – Instituto Piaget (2018). Foi orador convidado de vários congressos e simpósios nacionais. Participou, como membro da comissão, na coordenação do livro Mimar os Sons. Integrou a coordenação de projetos pedagógicos da extensão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e foi membro da direção artística do V Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas em 2018. Publicou Orquestra Geração de Amarante - Inclusão pela Música; Pós-Graduação em Artes - Uma proposta de formação artística, cultural e patrimonial em regime B-Learning e M-Learning e Educação Artística - Mimar os Sons, na revista European Review of Artistic Studies (ERAS).
É Doutorando na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Ciências da Cultura, com o projeto de Tese A Viola Amarantina: Etiologia, Presente e Futuro. É Docente no Conservatório de Vale do Sousa desde 2011; Diretor Pedagógico no Conservatório de Música e Dança e Escola Profissional de Música e Dança de Amarante desde 2011; Diretor Artístico e Coordenador da Orquestra Energia de Amarante no Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso desde 2018; Docente convidado no ISEIT – Instituto Piaget de Viseu desde 2019 e Docente no Conservatório de Música do Porto desde 2020.