Joana Soares Gonçalves

Violino

Iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, com José Tavares e concluiu o ensino secundário na ARTAVE. Em 2000, obteve o 1o Prémio, Categoria D, II Concurso Regional de Instrumentos de Arco e em 2003 foi convidada a tocar a Solo com a Orquestra ARTAVE. Licenciou-se em Violino na ESMAE, sob orientação de Zofia Kuberska-Woycicka. Concluiu, na U.A., o Mestrado em Ensino da Música e ingressou posteriormente no Doutoramento em Educação Artística, na FBAUP.
É, desde 2003, membro integrante da Orquestra Sine Nomine, mas colabora frequentemente com outras orquestras e mais recentemente com a Orquestra Filarmónica Portuguesa. Participou no II Encontro Internacional sobre Educação Artística com o projeto “Interferência Sonora 3.3”, nos concertos dos Encontros Internacionais de Música de Guimarães na categoria de Música de Câmara, no Festival Harmos com o Prince Consort Ensemble da Royal College of Music, entre outros. Ainda na área da Música de Câmara desenvolveu projetos pluridisciplinares ao nível do processo colaborativo, sobre improvisação e também ligados ao jazz, com a gravação do disco Cinema, com obras de Marco Figueiredo para Quinteto com Piano.
É docente do Conservatório de Música do Porto desde 2009.