Ariana Elisabete Costa Dantas Esteves

Violino

Nascida em Viana do Castelo, Portugal e proveniente de uma família de empreendedores, artistas e intelectuais, Ariana vivenciou desde muito cedo experiências internacionais e multiculturais, tendo vivido em Trier, Alemanha, viajado assiduamente pela Europa e tendo sido formada, nos seus estudos musicais, por artistas de diversificados países e culturas, tais como África do Sul, Espanha, França, Alemanha, República Checa, Polónia, Eslováquia, Rússia, Roménia, Hungria, Brasil, Itália, Inglaterra, entre outros.
Ariana Dantas iniciou os seus estudos musicais e de violino na Academia de Música de Viana do Castelo, ingressando, em 1995 na ARTAVE - Escola Profissional de Música do Vale do Ave, onde estudou violino com Anna Kratochvilova, (aluna de discípulo directo de O. Sevcik), Música de Câmara com Alberto Gaio Lima, piano com Marian Pivka e Natália Pikoul, tendo trabalhado em orquestra com conceituados maestros tais como Ernst Schelle, Marc Schuster, Emílio de César, Luís Borges Coelho, entre outros. Participou em masterclasses de violino com Gerardo Ribeiro, Farouk Sigovich, Richard Gwilt, entre outros.
Em 1997 tornou-se aluna de direcção de orquestra do conceituado maestro alemão Ernst Schelle. Aos 19 anos dirigiu o seu primeiro concerto sinfónico, em França, com a Orquestra Aidimos, tendo dirigido nesse ano e nos anos precedentes obras de Beethoven a Stravinsky, em tournées por França, Suíça e Bósnia Herzegovina. Ao longo do seu percurso nesta área, realizou masterclasses com Christophe Millet, Marc Schuster, Alexander Polischuk, Dejan Savik, entre outros
Em 1998 viveu em Sarajevo, Bósnia Herzegovina, no período pós-guerra, tornando-se violinista da Orquestra Filarmónica de Sarajevo e ingressando no Curso Superior de Violino na Academia Superior de Música de Sarajevo, na classe de Farouk Sigovic.
Em 2000, como Vice-presidente da AIDIMOS - Académie Internationale d’ Interprétation Musicale pour Orchestre Symphonique, e graças à sua experiência e contributo como artista e maestrina na Bósnia e Herzegovina pós-guerra, Ariana Dantas é convidada pela Embaixada Suíça em Londres a participar na Conferência Internacional realizada em Wilton Park, sob o tema “Europe: The Cultural Dimension”.
Em 2004 termina, com Mérito, a Licenciatura em Música - Violino na Escola Superior das Artes do Espectáculo, Porto, onde estudou Música de Câmara com Riszard Woycicky, Direcção Coral com Bárbara Franckie e Orquestra com Yuri Nasuschkin, entre outros.
No campo pedagógico, trabalhou como professora de violino e de orquestra na AMFF, AMVC e na EPMVC, tendo sido convidada em 2007 para assumir um cargo de Direcção Pedagógica na última.
Em 2008 cria e assume a Direcção Artística do Concurso de Instrumentos de Arco do Alto Minho.
É, desde 2012, docente de violino no Conservatório de Música do Porto.
Como violinista profissional, trabalhou com a Orquestra Filarmónica de Sarajevo, Remix Ensemble, Remix Orquestra, Estúdio de Ópera da Casa da Música, Fam Ensemble, entre outros.
É membro fundador e efectivo da Orquestra Barroca da Casa da Música, tendo realizado concertos e tournées por Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria e China.
Inicia, em 2015, o Mestrado em Relações Internacionais na Universidade do Minho, recebendo, em 2017 o Prémio/ Diploma de Mérito pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
No mesmo ano frequentou o 1.º Curso de Ingresso na Carreira Diplomática, na mesma Universidade, curso pioneiro em Portugal.
Em 2019, é convidada pela Presidência do Círculo de Cultura Musical do Porto e Juventude Musical Portuguesa do Porto a dinamizar e gerir actividades artísticas e pedagógicas. No mesmo ano cria a sua 1.ª Empresa - Opus3, Ariana Dantas, Unipessoal, Lda, com o objectivo de dinamizar e propor parcerias de Consultoria, Produção e Representação Artística.
No ano lectivo 2021/2022, inicia o seu percurso como professora convidada do ICBAS, leccionando a nova UC “Medicina, Música e a Mente".