Hazel Amanda Veitch

Violeta

Natural de Manchester, Inglaterra, iniciou a sua aprendizagem musical no violino aos 5 anos de idade. Aos 16 anos de idade começa a estudar Viola d’arco com Richard Williamson e prossegue os seus estudos na “Kingston University” com Ivo-Jan van der Werff e com o “Medici String Quartet”. Após completar a pós graduação permaneceu em Londres dando continuidade aos seus estudos com o “Medici String Quartet” e com Margaret Major, trabalhando com várias orquestras e companhias de ópera por todo o Reino Unido e participou em tournées em Espanha, Grécia e Roménia. Ao mesmo tempo, continuou os seus trabalhos de música de câmara como membro permanente dos quartetos “Debouvoir String Quartet” e “Sigma String Quartet”. Radicada em Portugal desde 1991, passa em 1992 integrar a Orquestra do Porto da Régie Cooperativa Sinfonia como membro efectivo. No ano seguinte inicia a sua colaboração como docente na Escola Profissional de Música do Porto e também no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, escola que deixou para em 2013 passar a abraçar a função de professora de viola d’arco no Conservatório de Música do Porto. É membro fundadora da APVdA Associação Portuguesa da Viola d’Arco, da ESTA Portugal (European String Teachers Association) e membro da direção e consultora científico-pedagógico da Escola das Artes em Valadares. Autora de vários artigos sobre ensino para revistas da ESTA em Portugal e Reino Unido, integrou a equipa organizadora de duas edições das Conferências Internacionais da ESTA (online editions), e apresentou o seu trabalho em diversos webinars para a ESTA UK. Em 2022 representou Portugal com a apresentação “Systems of Viola Education” na 50ª Conferência International da ESTA en Graz, Austria. É regularmente convidada a ministrar Masterclasses e tem tido a oportunidade trabalhar com os alunos violetistas do ensino superior (ESMAE) para os preparar para o mundo do ensino pelo projeto “Violafest” e como orientadora de estágios em ensino. Tem uma grande paixão pelo ensino e dedica-se à divulgação da excelência da viola d’arco em Portugal, fomentando nos seus alunos um sentimento especial pelo instrumento na esperança que a preparação da próxima geração possa dar continuidade a uma escola de Viola d’arco forte e feliz. É membro da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.