Mário Rui Pereira Almeida Alcantara Carreira

Guitarra

Mário Carreira estudou guitarra e instrumentos antigos no Conservatório Nacional de Lisboa, no Conservatoire de Musique de Caen (França) e na Universidade de Évora. Em 1987 inaugurou o curso oficial de guitarra no Conservatório de Música do Porto.
Estudou com Manuel Morais (aluno de Emilio Pujol), Santiago Kastner, Alberto Ponce, Hopkinson Smith, Jakob Lindberg e música de câmara com L'Archibudelli, de quem recebeu os maiores elogios.
Especializado no repertório do século XIX, realizou conferências, publicou artigos e apresentou-se em concertos na Europa e Nova-Zelândia. Foi membro da orquestra barroca Divino Sospiro com quem tocou em Portugal e no estrangeiro. Publicou na Estar editora, Tecla editions, il fronimo e Guitart.
Em 2013 foi agraciado pela cidade de Bisceglie (Itália), cidade natal do guitarrista e compositor Mauro Giuliani (1781-1829). Colaborou no Guitar Erasmus + 2022-23 para o livro The Classical Guitar in Spain, Portugal, Italy and Germany. A general approach to the history and pedagogy of the instrument (no prelo).