Paulo Alexandre Pereira da Costa

Percussão

Baterista e percussionista versátil, que se envolve em vários projetos de diferentes estilos musicais, tais como Jazz, Improvisação, Músicas do Mundo, Música Contemporânea e Clássica. Na área do Jazz é líder, compositor e baterista do grupo pLoo, com o qual gravou os discos “PELE DE PAPEL” (Carimbo Porta-Jazz 2018) e “ESTEREOGRAMA” (Carimbo Porta-Jazz 2015). É co-líder do grupo Glauco onde toca vibrafone e steel drums e com o qual gravou o disco “Azul Estranho” (Edição de Autor 2011). Em 2020 participou no álbum De Porta Aberta (carimbo Porta-Jazz), disco com solos de 39 músicos fechados em casa numa quarentena “pandémica”.

Na área da Música Improvisada é co-líder e percussionista do grupo Triedro com o qual gravou os discos “Zemer Tarang” (RPM 2019) e “Triedro” (RPM 2016). Trabalhou com grupos como Space Ensemble, FMI (Frente de Música Improvisada) ou Pangwe Lingua.
Na área das Músicas do Mundo, como percussionista, gravou com os brasileiros Lilian Raquel & Claudio César Ribeiro, “Com Todas as Cores” (Numérica 2013), e com o cabo verdiano Bilan, “Bilan” (Edição de Autor 2008). Trabalhou com nomes como o moçambicano Matchume Zango, os brasileiros Amarelo Manga ou os portugueses Retimbrar.
Na música contemporânea tem trabalhado com grupos como DRUMMING – Grupo de percussão, The Heartbreakers e Toy Ensemble.
Na área da Música Clássica trabalhou com várias orquestras, das quais destaca: Orquestra Sinfónica do XXIX FIMUPA (Brasil), Orquestra Clássica de Espinho, Wellesley College Choir of Boston (USA), Orquestra de Gaia, Orquestra do Norte, Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, Orquestra Portuguesa de Saxofones e Orquestra de Câmara de Pedroso.
Desde 2010 tem exercido atividade como compositor e músico acompanhador de dança contemporânea. Destaca as composições originais para as peças “Scubi” com coreografia de Paula Moreno e “O céu é apenas um disfarce azul do inferno” com coreografia de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristovão (Nuisis Zobop).

Paulo Costa nasceu no Porto em 1974 e começou a tocar bateria em grupos de rock como autodidata em 1995. Em 1998 estudou bateria na Escola de Jazz do Porto e em 1999 iniciou os estudos em percussão no Conservatório de Música da Maia. Em 2000 decidiu abandonar os estudos superiores de Engenharia e dedicar-se integralmente à música. Concluiu o curso livre de percussão da Academia de Música de Espinho em 2003 e em 2007 licenciou-se em percussão na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE-IPP), sob orientação de Miquel Bernat e Manuel Campos. Nesse mesmo ano lectivo frequentou o Curso Livre de Vibrafone Jazz da ESMAE, com o professor Jeffery Davis. Entre 2003 e 2006, manteve aulas particulares de percussão Latina e Africana, com o Uruguaio Nico Arnicho. Em 2016, concluiu o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho. Paulo Costa lecciona percussão no Conservatório de Música do Porto.