Anabela da Silva Freire

Flauta Transversal

Iniciou os seus estudos musicais em 1987, com a professora Rita Nunes, em acordeão e piano. Ingressou posteriormente no Conservatório de Música do Porto, na Classe de Piano da professora Teresa Xavier. Mais tarde, foi admitida na Classe de Flauta Transversal do professor Luís Meireles, com quem concluiu o 8º grau.

É Mestre em Ensino da Música, pela Universidade de Aveiro e Licenciada em Flauta Transversal, pela ESMAE – Porto. Estudou com os Professores Paulo Barros, Ana Raquel Lima, Eduardo Lucena e Jorge Correia.

Participou, como executante, em Masterclasses dos flautistas: Patrick Gallois, Vicens Prats, Maxence Larrieu, Jean Ferrandis, Michael Cox, Herbert Weissberg, Marcos Fregnani-Martins, Vasco Gouveia, Averil Williams, István Matuz, Félix Rengli, Michael Hasel, Massimo Merceli, Marc Hantäi, Alexander Auer, Stephanie Wagner e Katharine Rawdon. Participou também, como ouvinte, em Masterclasses de Aurèle Nicolet, Michel Debost, Trevor Wye, Sophie Cherrier, Mário Ancilioti, Júlia Gállego, Vincent Cortvrint, Pamela Stahel, Wéndela van Swol, Gareth Mclearnon, Jorge Caryevschi, Nuno Inácio, Celso Woltzenlogel, Rogério Wolf, Alena Lugovkina, Sarah Rumer, Sarah Louvion, Michel Bellavance, Julien Beaudiment, Kersten McCall, Gaspar Hoyos e Giovanni Gandolfo.

Colaborou com a Orquestra do Norte (flauta e piccolo) entre 2004 e 2006. Participou na Orquestra Clássica Juvenil "Bracara Augusta.97" e em estágios da Orquestra Sinfonieta-ESMAE. Trabalhou, entre outros, com os Maestros: Jan Cober, Rodolfo Saglimbeni, Yuri Nasushkin, Cesário Costa, António Saiote, José Ferreira Lobo, Félix Carrasco, Tadeusz Serafin; Luís Borges Coelho, Bárbara Francke, Rafael Montes Goméz, Kamen Goleminov.

Obteve o 3º Prémio do Concurso RDP Jovens Músicos- 2001, em Música de Câmara – Nível Superior. Gravou para a RDP - Antena 2, a Sonata "Hamburg", de C.P.E. Bach, em 2008. Participou num Intensive Project on School Music Education, com o tema: Content and Form in School Music within EU, na Malmö Academy of Music – Lund University - Suécia, como aluna da Universidade de Aveiro, em 2009. Colaborou, como Flautista Convidada, nos Encontros Luso-Brasileiros de Flauta, em 2013 e participou, como Professora Convidada, no encontro promovido pela AFLAUP Carnaval em Flauta -2016, onde dirigiu o Ensemble C e leccionou em Masterclass. Colabora regularmente na organização dos festivais Porto.Flute, como membro fundador da AFLUP.

Participou em recitais, audições e concertos de música de câmara, como instrumentista de orquestra e a solo, em Portugal [Casa da Música – Porto, Casa das Artes (do Porto, de Famalicão e de Felgueiras), Ateneu Comercial do Porto, Fundação Eng.º António de Almeida, Teatro do Campo Alegre, Teatro Helena Sá e Costa, Auditório da Ordem dos Médicos, Teatro Bernardim Ribeiro- Estremoz, Auditório Municipal de Vila do Conde, Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, Cineteatro de Alcobaça, Theatro Circo, Salão Nobre do Edifício dos Congregados – Braga, Castelo de Óbidos, Centro Cultural Vila Flor, Museu Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança- Guimarães, Teatro Municipal de Vila Real, Auditório Municipal de Lousada, Ecoteca- Covilhã, etc., entre os quais dois concertos a Solo com a Orquestra do Conservatório de Música do Porto, em 2002 e em 2004], na Espanha (Santiago), Alemanha (Hamburgo) e Suécia (Malmö).

Lecionou no Conservatório do Vale do Sousa – Lousada; na Artâmega – Marco de Canaveses e no Conservatório de Música de Felgueiras, onde exerceu também funções no cargo de Diretora Pedagógica, entre 2011 e 2020.

Leciona no Conservatório de Música do Porto, desde 2019.