Marco Joaquim Tavares Alves Pereira

Flauta Transversal

Marco Pereira tem vindo a construir a sua identidade como professor e intérprete, com distintas influências e formações, procurando sintetizar o que de melhor lhe podem dar tanto a nível humano como artístico. Considerado, nas palavras de Helena Sá e Costa, um músico de "grande entusiasmo e seriedade pela música, grande trabalho e compreensão justa", Marco Pereira nutre um respeito pelo acto de tocar e de ensinar que prioriza na sua atividade performativa e pedagógica. Iniciou os estudos oficiais na Fundação Conservatório Regional de Gaia, prosseguindo-os no Conservatório de Música do Porto. Concluiu a Licenciatura em Flauta na ESMAE, onde também frequentou o Curso de Música Antiga – Flauta Traverso e, na Universidade de Aveiro, concluiu os Mestrados em Performance e Ensino de Música. Realizou também um Posgrado em Flauta, no Conservatori del Liceu, em Barcelona. A sua formação proporcionou-lhe a possibilidade de trabalhar com os professores Júlia Gallego, Christian Farroni, Magdalena Martinez, Olavo Barros, Raquel Lima, Eduardo Lucena, Luís Meireles, entre outros. E, em cursos de aperfeiçoamento, com os professores Michel Bellavance, Jacques Zoon, Maxence Larrieu, Michel Debost, Kathleen Chastain, Félix Rengli, Michel Hassel, Patrick Gallois, Jean Ferrandis, Herbert Weissberg, Vicens Prats, Istvan Matuz, Ana Maria Ribeiro, Nuno Inácio,Vasco Gouveia, entre outros. Tem dedicado uma importante parte da sua vida a ensinar, em diversos pontos do país e estrangeiro, como docente de escolas do ensino artístico, ou como orientador de cursos de aperfeiçoamento. Atualmente, é professor de flauta no Conservatório de Música do Porto e paralelamente, desenvolve uma carreira artística regular, que considera essencial para complementar a sua atividade docente, tendo integrado a Orquestra Portuguesa das Escolas de Música, Orquestra do Norte, Orquestra Filarmonia das Beiras, Banda Sinfónica Portuguesa, Toy Ensemble, Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, entre outros. É membro fundador do Quarteto Assai, Duo Entr´acte e Al Trio.