Maria Manuela Martina Dias da Costa

Piano

Manuela Costa nasceu em Oliveira de Azeméis em 1964. Iniciou os seus estudos musicais aos seis anos de idade e concluiu o Curso Superior de Piano do Conservatório de Música do Porto em 1987 na classe do Professor Fausto Neves. Posteriormente, licenciou-se na Escola Superior de Música do Instituto Politécnico do Porto onde estudou com os professores Pedro Burmester e Madalena Soveral.

Aperfeiçoou-se com outras personalidades artísticas de renome tais como Helena Sá e Costa, Sequeira Costa, Nicole Henriot, Tânia Achot, Carlos Cebro, Vitalij Margulis, Cecílio Tieles Ferrer, Jorge Moyano, Marie Françoise-Bucquet, Dimitri Paperno, Vitaly Dotsenko e Maurice Gendron (música de câmara).

Em paralelo com atividades a solo e música de câmara, Manuela Costa afirmou-se depressa como pedagoga dedicada. Lecionou nas Academias de Música de S. João da Madeira e Espinho, e desde Janeiro de 1991 integra o quadro dos professores de piano do Conservatório de Música do Porto. O seu entusiasmo e experiência no ensino levaram-na a escrever um método inédito, sobre uma abordagem positiva dos fundamentos da técnica pianística, destinada a apoiar o trabalho de professores e alunos, contando já com três volumes.