Lígia Raquel Brito Madeira

Piano

Lígia Madeira desenvolve a sua actividade pianística de forma ecléctica, numa contínua procura técnica e interpretativa, aliada a uma intensa prática pedagógica. É professora de piano no Conservatório de Música do Porto (desde 2013) e na Escola Profissional de Música de Espinho (desde 2018), onde tem podido aprofundar e desenvolver a sua abordagem pedagógica ao instrumento, vendo os seus alunos regularmente distinguidos em concursos nacionais e internacionais. Apresenta regularmente o seu trabalho a solo e de música de câmara em vários países, em colaboração com compositores como Hugo Vasco Reis ou António Pinho Vargas para a estreia de novas obras, trabalhando com músicos tão diversos como Ana Bela Chaves ou Drumming GP.
Natural da Covilhã, Lígia Madeira ingressou em 1999 no Conservatório de Música do Porto, na classe de Maria José Souza Guedes, onde concluiu o Curso Complementar de Piano com a máxima classificação. Participou em masterclasses orientadas por Helena Costa, Jörg Demus, Anne Queffélec, Jacqueline Bourgès-Maunoury, Pascal Devoyon, Sequeira Costa e Vitali Margulis, entre outros. Durante parte muito significativa da sua formação, estudou com Madalena Soveral na ESMAE-IPP, com quem completou a Licenciatura em Piano e realizou estudos de Mestrado em Interpretação Artística. Paralelamente, estudou ao abrigo do programa Erasmus na Academia de Música Franz Liszt, em Budapeste, com István Lantos; completou uma pós-graduação em piano no Conservatório de Música de Zaragoza, sob a orientação de Josep Colom, Dominique Weber e Elisabeth Leonskaya; e, em 2014, concluiu o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro.
Distinguida em vários concursos e apoiada por uma bolsa de estudo da Yamaha Music Foundation of Europe, apresentou-se enquanto solista com a Orquestra Sinfónica da ESMAE e com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, sob direcção de Rodolfo Saglimbeni e Alessandro Crudele, e com o Coro Casa da Música, sob direcção de Paul Hillier e Sofi Jeannin. Mantém um trabalho regular com o flautista Marco Pereira, com o violetista António José Pereira, e com o pianista Luís Duarte – com quem lançou, em 2021, o CD Portuguese Music for Piano Duo na editora Brilliant Classics, galardoado em 2022 com o prémio de “Melhor Álbum de Música Clássica” dos Prémios Play da Música Portuguesa.