Cecília Fontes (Soprano)
Nascida em 1962 e natural do Porto, terminou o Curso Superior de Canto no Conservatório de Música daquela cidade em 1985, sob a direcção da Professora Isabel Mallaguerra, tendo recebido o prémio da Fundação Eng. António de Almeida, como melhor finalista. Obteve igualmente o diploma superior de Piano, na classe da Professora Isabel Rocha. Prosseguiu a sua formação artística em Londres, onde estudou Canto com o professor Peter Harrison e, na Royal Academy of Music, com a professora Joy Mammen. Como bolseira daquela Instituição e da Comunidade Europeia, obteve o Diploma de Canto, com especializações em Concerto e Ensino. De 1995 a 1998, como bolseira da Fundação Fulbright, estudou na Northwestern University (Chicago), onde conclui o Mestrado e o Certificate em Canto. Frequentou masterclasses com diversos professores de renome, como Lola Aragon, Rudolf Knoll, Robert Tear, Susanne Danco, Régine Crespin, Rudolf Piernay, Jill Feldman, entre outros. Como intérprete, destacam-se actuações nos EUA, com a North Shore Orchestra (Exultate Jubilate, W. A. Mozart) e a Elmhurst Orchestra (Canciones Populares Españolas, M. de Falla). Na Ucrânia, cantou com a Orquestra Filarmónica de Odessa (Sinfonia No. 2, G. Mahler), numa tournée promovida pela ONU. Em Londres, actuou com o BBC Choir Group (Jefte, G. Carissimi; Dixit Dominus, G. F. Händel) e em diversas produções operáticas, interpretando, entre outros, o papel de Condessa (As Damas Trocadas, Marcos Portugal; Clerkwell Music Festival). Como membro do Cavatina Trio, apresentou o espetáculo The Magic Music Bus (programa educativo de introdução à Ópera), em escolas de Inglaterra, Irlanda e Channel Islands. Fez parte do projecto Live Music Now!, fundado pelo célebre violinista Sir Yehudi Menuhim, apresentando recitais em locais alternativos, como prisões, lares e hospitais. Em Portugal, actuou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa (Knoxville: Summer 1915, S. Barber), Orquestra Clássica do Centro (Gloria, A. Vivaldi), com a Orquestra Artave (Criação, J. Haydn), Orquestra de Câmara Musicare (Salve Regina, F. Mendelssohn; Old American Folksongs, A. Copland), Orquestra Sinfónica do Porto (Chants d’Auvergne, J. Canteloube; Magnificat, J. S. Bach; Missa em Dó m, Requiem, W. A. Mozart) e Orquestra do Norte (Sonetos, R. Soares da Costa).. Cecília nutre especial interesse pelo recital, tendo colaborado com distintos pianistas e guitarristas. Com o pianista José María Parra, são de registar actuações no Festival de Música do Palácio da Bolsa, na Fundação Eng. António de Almeida, no Teatro Helena Sá e Costa, no Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, no Festival de Paços de Brandão, no Europarque, no Auditório Municipal de Gaia, no Teatro S. Luís (Lisboa), entre outros. Apresentou-se em recital em Espanha (Albacete, Lleida, Palma de Mallorca e Valladolid), Inglaterra (Londres) e EUA (Illinois, Chicago). Da sua mais recente actividade, destacam-se a ópera La voix humaine de Poulenc (Teatro da Vilarinha, Porto, Festival de Aveiro, Caja Castilla la Mancha e Sala Borges, em Espanha) e uma tournée pelos EUA, com o pianista José Parra, que culminou num recital no Chicago Cultural Center, com transmissão radiofónica directa para todo o país. Colaborou com a Companhia Volte-face, tendo realizado várias produções do espectáculo Luz de Java e El retablo de Maese Pedro, de M. de Falla. Participou ainda no Festival Daniel Kessner, no Porto, apresentando em estreia nacional obras do compositor. Gravou o CD San Simon, com música de Pikoul Sisters. Em duo com a pianista Lúcia Rodrigues colaborou na gravação do CD Daniel Kessner: Chamber and solo works (Centaur). Exerceu funções de docência na Coloma School (Londres), na Academia de Paços de Brandão, na Escola de Música Silva Monteiro, no Centro de Cultura Musical das Caldas da Saúde e na Escola Profissional de Música do Porto. Regressou ao Conservatório de Música do Porto, onde é professora de Canto desde 1999.
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