David Manuel Baptista Ferreira

Piano de Acompanhamento

Natural de Vila do Conde, iniciou os seus estudos musicais com o Professor Joaquim Bento. Na Academia de Música de S. Pio X da mesma cidade, concluiu o curso complementar de piano com Felipe Nabuco-Silvestre. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Dr. Elias de Aguiar em Vila do Conde.

Na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto concluindo o Bacharelato em piano com a professora Madalena Soveral e a Licenciatura com o professor Miguel Borges Coelho. Estudou também, piano e música de câmara, com Jaime Mota, Luís Filipe Sá e Helena Sá e Costa.

Frequentou a Universität der Künste - Berlim na Alemanha, na classe do professor Lazlo Simon, ao abrigo do programa Erasmus. Posteriormente participou em cursos de pós-graduação na Universidade de Alcala – Madrid, de piano com Boris Berman e música do séc. XX com Herbert Henck. Em 2008 fez uma pós-graduação em Performance – Música de Câmara na Universidade de Aveiro.

Foram vários os pianistas que influenciaram fortemente a sua formação em master classes de piano, tais como: Sequeira Costa, Constantin Sandu, Luís Moura e Castro, Pierre Réach, Vladimir Viardo, Vitaly Margulis e Paul Badura-Skoda.

Participou em várias formações especializadas de curta duração relacionadas com música vocal: Preparing staging singing  com Claudio Desderi e Paul McCreesh, Oratória de Haydn com Ingrid Kremling em Hamburgo, Coaching de Chanson Française com Muriel Corradini na Opera da Bastilha, Canção Russa e Lied com Irina Vitalievna Vasilieva no Conservatório Rimsky-Korsakov St. Petersburgo e Correpetição de ópera no Schnittke State Institute of Music em Moscovo com Evgeniya Agabalyants, pianista acompanhadora no Teatro Bolshoi.

Desenvolve uma intensa atividade como acompanhador de música vocal e instrumental, participando regularmente, como pianista acompanhador e correpetidor, em master classes, concursos e óperas.  Apresentou-se a solo, em recitais de música de câmara e principalmente como pianista acompanhador em várias cidades de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Grécia e Itália. Participou no Festival Esmae, Festival de Outono – Aveiro, Jovens talentos na Casa da Música, Festival de Música do Palácio da Bolsa e no Festival Internacional de Música de Gaia.

Desde 2002 é pianista acompanhador no Conservatório de Música do Porto e atualmente é coordenador do Departamento Curricular de Canto, Classes Conjunto, Acompanhamento e Jazz. Acumula funções no Conservatório Superior de Música de Gaia e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo no Porto.