Magna Margarida Marques da Silva Ferreira (Coordenadora)

CARGOS DE GESTÃO:
Coordenadora do Departamento Curricular de Canto Classes de Conjunto, Acompanhamento e Jazz

DISCIPLINA:
Classes de Conjunto

Magna Ferreira é licenciada em Canto (ESMAE), Mestre em Educação Musical (Universidade do Minho) e Mestre em Advanced Vocal Ensemble Studies (Schola Cantorum Basiliensis). De 2001 a 2003 foi membro do Estúdio de Ópera da Casa da Música. Como formadora colaborou com o Serviço Educativo da Casa da Música, Teatro Nacional de S. João, Centre Culturel de Rencontre Ambronay, Universidade do Minho, Universidade Lusófona, entre outros. Foi diretora artística do Curso de Música Antiga de Agolada (Galiza) e mentora da Academia Júnior de Música Barroca (ESMAE). Como investigadora tem-se dedicado ao estudo da música conventual portuguesa do século XVIII e à obra de Frei Francisco de S. Boaventura. Entre 2019 e 2021 fez a estreia moderna de várias obras deste compositor, com destaque para o "Requiem" (escrito em 1791 para o Convento de Santa Clara do Porto).

Enquanto maestrina destaca-se a colaboração com o Serviço Educativo da Casa da Música, com o Serviço Educativo do Centre Culturel de Rencontre Ambronay, com a Área da Comunidade de Guimarães Capital da Cultura e com o projeto “Vozes do Românico” (Rota do Românico). Ao longo da sua carreira tem tipo a oportunidade de dirigir música coral, orquestral e ópera e de estrear e gravar obras de compositores portugueses.
Enquanto cantora apresentou-se em Portugal, Espanha, França, Suíça, Polónia, México e Brasil com grupos e diretores de reconhecido mérito, e em diversas salas e festivais de referência. Gravou para a Antena 2, RTP, Challenge Classics, Au Fil de l’air, entre outros.

Como artista multifacetada, tem desenvolvido, também, trabalho na área da composição e encenação. Enquanto compositora escreveu obras para os grupos Teatro Bruto e Outra Voz, e em 2019 estreou a obra “Tempus Fugit” no Festival Vivarium. Como encenadora dirigiu, entre outros, o espetáculo comunitário "entreLinhos" (Guimarães Capital da Cultura) e recentemente a ópera "Dido and Æneas" de Henry Purcell (Estúdio de Ópera da Academia de Música de Castelo de Paiva).

Orientou masterclasses de Canto em Portugal, Espanha, França, Itália e Brasil. Atualmente é docente no Conservatório de Música do Porto e no Curso de Música Antiga da ESMAE (IPP, Porto).